Na realização de minhas pesquisas para entender o que realmente é um WIKI e como ele pode ser utilizado na educação, encontrei um artigo muito legal, e nele me baseei para escrever esse texto. (Artigo em anexo nesta página)
De acordo com Coutinho e Bottentuit Junior (2007), as tecnologias de informação e comunicação, as ditas TICs, têm sido a nova forma de organização de trabalho, de informação e conhecimento, fazendo com que aflore as formas de ensino a distância, tanto como as formas de lazer e entretenimento. Para os autores, as TICs são mais do que apenas meios de comunicação, mas “são tecnologias tanto cognitivas como sociais que, através de um computador ligado à rede, deixam ao alcance de todos espaços e tempos ilimitados, como tudo o que de mais positivo ou negativo esta circunstância acarreta”.
No atual século, a internet é mais do que uma forma de comunicação, Castells (2004, apud COUTINHO e BOTTENTUIT, 2007) afirma que a “internet é um instrumento tecnológico e a forma organizativa que distribui o poder da informação, a geração de conhecimentos e a capacidade de ligar-se em rede em qualquer âmbito da atividade humana”.
O blog é uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas na educação. Nas concepções de Huann, John e Yuen (apud COUTINHO e BOTTENTUIT, 2007), inspirados na teoria de Vigotsky, acreditam que a construção de blogs estimula o desenvolvimento do pensamento critico, uma vez que a construção de blogs propõem reflexões acerca dos assuntos trabalhados, oportuniza que os estudantes manifestem suas opiniões e experiência.
Já o WIKI está cada vez mais conquistando espaço na área educativa (COUTINHO e BOTTENTUIT (2007), especialmente depois do surgimento da Wikipédia, enciclopédia virtual de caráter cooperativo, que cresce muito a cada dia.
Wiki é um site utilizado para trabalhos coletivos, no qual é possível acrescentar, aditar e remover informações e conteúdos. De acordo com Santamaria e Abraira (2006, apud COUTINHO e BOTTENTUIT, 2007), a ferramenta wiki tem mutia potencialidade educativa, pois, segundo os autores, com o wiki pode-se:
“- interagir e colaborar dinamicamente com alunos;
- trocar idéias, criar aplicações, propor linhas de trabalhos para determinados objetivos;
- recriar ou fazer glossários, dicionários, livros de texto, manuais, repositório de aulas, etc;
- ver todo o histórico de modificações permitindo ao professor avaliar a evolução registrada;
- gerar estruturas de conhecimento partilhado, colaborativo que potencia a criação de comunidades de aprendizagem.”
Bibliografia:
Castells, M. (2004). A Galáxia Internet. Reflexões sobre Internet, Negócios e
Sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
COUTINHO, Clara Pereira; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. (2007) Comunicação
Educacional: do modelo unidireccional para a comunicação multidireccional na
sociedade do conhecimento. Actas do 5º Congresso da Sociedade Portuguesa de
Ciências da Comunicação (SOPCOM). Braga. Universidade do Minho.
Huann, Y.; John, O. & Yuen, J. (s/d). Blogs in Education. Disponível em
http://www.edublog.net/files/papers/blogues%20in%20education.pdf e consultado
em 26/03/06.
Santamaria, F. G.; Abraira, C. F. (2006). Wikis: possibilidades para el aprendizaje
colaborativo em Educacion Superior. In L. Panizo et al (Eds.) Proceedings of the
8th International Symposium on Computers in Education, (Vol 2), pp. 371-378.
Por Carla Volkart